A questão tributária de uma empresa é muito complexa, e por ser assim acabam gerando muitas dúvidas para quem não conhece muito a respeito de impostos tais como: Quando pagá-los? Onde? Quantos e quais são eles?
Para as empresas que se encaixam no Simples Nacional grande parte dos pagamentos foram unificados no DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), aliviando um pouco as questões tributárias, porém ainda sim pode confundir quem não entende sobre o departamento fiscal de uma empresa.
Os principais impostos que uma empresa deve pagar são: PIS/PASEP, ICMS, ISS, IPI, IRPJ, CSLL e CPP, no decorrer estaremos explicando o que é cada um desses impostos, lembrando que a empresa que se enquadra no Simples Nacional todos esses impostos vêm em uma única cobrança.
Dando continuidade sobre os sete impostos mais temidos iremos analisar o, PIS/PASEP que é o Programa de Integração Social (PIS) este imposto se refere aos benefícios pagos ao trabalhador de empresas privadas já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) é o mesmo imposto só que para os trabalhadores do setor público, este imposto ele é cobrado mensalmente e ele se baseia no faturamento da empresa ou na folha de pagamento dos funcionários, lembrando que este imposto é federal.
O próximo imposto é o ICMS que significa Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, este é um imposto estadual, que se relaciona com a circulação de mercadorias entre determinados estados o valor dele é determinado por cada governo estadual.
Imposto Sobre Serviços é o nome pelo qual é conhecido o ISS, que está relacionado com o fornecimento de serviços que sua empresa presta, é um imposto municipal que o valor também varia de acordo com cada município, porém há uma porcentagem de no mínimo 2% imposta sobre ele.
O IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) entra nos impostos federais, e sua relação é com produtos industrializados dentro do Brasil até os importados, ou seja, as empresas que geralmente pagam este imposto são aquelas que importa ou é industrial.
Este imposto todas as empresas pagam independente se é de pequeno, médio ou grande porte ele diz respeito ao IRPJ que é um imposto cobrado em cima da renda de pessoas jurídicas, que é recolhido pelo órgão da Receita Federal, o valor a ser pago dependerá do tipo de modelo que a empresa escolheu para declará-lo são eles: lucro real, lucro presumido e lucro simples.
Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) é o imposto que as empresas pagam em cima do lucro líquido obtido, o dinheiro deste imposto é enviado para a previdência social o famoso INSS, o valor deste imposto está sobre a alíquota de 9%.
E por último temos o CPP que é a Contribuição Previdenciária Patronal como o nome já diz mais um imposto para a previdência dos funcionários, que é feita pela folha de pagamento seu valor varia de acordo com o tipo de atividade.
Leu, releu e ainda se encontra confuso com os termos e todos estes impostos? Entre em contato com a Reame Contábil que teremos o prazer de ajuda-los com o departamento fiscal de sua empresa.
- Compartilhe por e-mail E-mail
- Compartilhe no Facebook Facebook
- Compartilhe no Twitter Twitter
- Compartilhe no LinkedIn LinkedIn